Menu



HOME          ABOUT          CONTACT          SHOP

04/02/2014

THE WARDROBE CHALLENGE


Now that my vacations have begun, I actually have time to take care of long postponed matters...
As my wardrobe, for example! Keep reading to see what I mean.

Agora que as minhas férias começaram, tenho tempo para tratar de assuntos há muito adidados...
Como a minha roupa, por exemplo! Leiam mais para perceberem do que falo.



Here’s the deal: I have a lot of clothing.

Even though I’m just twenty years old, I have been piling up stuff in my closet ever since I was fifteen and had even the slightest glimmer of a fashion sense… Which means five years of accumulated clothing, shoes and accessories in my tiny bity closet! You can image how terrible that combination is.

Don’t get me wrong, I’m not complaining. I love all my items but there’s only so much a girl can actually wear and the truth is I don’t even wear half my wardrobe on a daily basis. Which is why I’ve decided to take on a Wardrobe Challenge!! I’m calling it the Three by Three Challenge (I kinda made it up as I was writing this article) as it will be divided into three parts: Cleaning, Mixing and Shopping. If you’re thinking it might be a good idea for yourself as well, here are my “rules”… I will hopefully follow them in these next few months!


1 ) Cleaning

This first step is the fresh start – taking control of my wardrobe by doing some major wardrobe cleaning!! Every season when I swap from Summer to Winter’s clothing I try to do this, yet I always seem to fail miserably… I look at an item and think “who knows? I might still wanna wear this someday!” – and then I never do, of course. I’m sure you get the feeling. Well, that’s about to stop.

Here are the three things I’ll do.

1) Let go of every item I haven’t worn in more than two months. Simple and plain, no more excuses.

2) Become the seamstress' bff or re-stitch some things myself – items that are damaged or simply too big won’t do me any good. I have a real problem with this because I'm so petite, items don't usually fit me right of the store. Oh well, it could be worse!

3) Organize my closet is the best thing to do for my fashion self! It's crucial to have a really good look at the stuff you do have so you can move on to step two! My personal preference is by piece and colour, but I'll show you my closet soon so you can take a propor look at it!

P.S.: When I’m done I’ll put up some pieces for sale for really good prices, so watch out for that!

2 ) Mix&match

This second part is all about taking full advantage of the items I do have and love! Whether it is rediscovering a lost piece or finding new ways to combine my favourite pair of boots, I want to get creative with my clothing.

In order to make this phase work I suggest picking a style and getting some inspiration. In my case, I’ve always admired the simple and elegant looks of French and Italian women… And that’s what I’ll strive for. I’ll create an inspiration folder on your computer which will contain only looks that I would wear – it’s even better if the looks feature some pieces you do have, because that way you can always draw some inspiration!

When it’s actual getting ready time, here are the three rules I’ll apply to myself...These are styling goals I want to achieve but of course they vary from person to person, so go ahead and choose yours!

1) Don’t repeat the same piecse (whether it is a jacket, a sweater, etc) two days in a row – I tend to do this particularly with winter coats and footwear, leaving all my other lovely pieces hanging in my closet untouched for weeks straight!

2) Wear more prints. Because simple doesn't mean too plain.

3) Bet on the details. Always leave the house with at least two pieces of jewellery and either a scarf or a head accessory (beanie, hat, etc).

3 ) Shopping

Last but not least, shopping. This is the final chapter in my challenge and it can be quite challenging indeed, as it will be an ongoing matter. There’s always new stuff coming out at the shops, every week we’re overwhelmed with tops and shoes and make up we would like to have… But my goal is to resist the urge to shop. Shop better and smarter! After all, I am in my twenties now and would like to start a real wardrobe, with quality pieces that I will be able to keep for many years to come!

What are my three guidelines then?

1) Make lists. Lists are everything to me… Being a real control freak, I always like to have things planned and not so long ago I discovered lists were a great way to do so. So I created three lists of the top 10 must-haves for my closet – one for clothing, one or shoes and the other for accessories. I’ll share them with you in the next posts.

2) Do not buy stuff you know you don’t wear just because “it’s so pretty”. We all know there are some items we wear to exhaustion and others that sit in our closet collecting dust… For me, these items are dresses and skirts. I think they’re so pretty, I love to see them on other people, and then I buy them and never ever wear then – I’m a pants girl all the way. So I’ll promise myself I won’t buy any more.

3) Establish the “Five Piece Policy” for each season. Which means, I get to buy five “trend” pieces each season…. Basics don’t count, neither do accessories or make-up – unless the item I’m getting is stupidly expensive, in which case it should count. I’m going to start by searching about the trends for the next hot season so that I can choose my favourite pieces before hand. I’m sure that knowing I can only pick five will make me much more restrained!


Hope you enjoyed reading about this challenge… Tell me, would you like to follow it closely? I’m thinking about doing articles on the blog every now and then about it!


O que se passa é o seguinte: eu tenho muita roupa.

Apesar dos meus meros vinte anos, ando a coleccionar peças no meu roupeiro desde que tinha quinze e uma mínima noção do que é um sentido estético respeitante à moda… O que quer dizer que tenho cinco anos de roupa, sapatos e acessórios acumulados no meu não-gigantesco roupeiro! Podem imaginar quão má combinação isso é.

Não me interpretem mal, não me estou a queixar. Gosto imenso de todas as minhas peças mas a verdade é que pura e simplesmente não as visto a todas no meu dia a dia! E é por esta razão que decidi começar com um Desafio de Guarda-Roupa!! Chamei-lhe o Desafio Três por Três (fui inventando enquanto escrevia este artigo!) pois está dividido em três partes: Limpeza, Mistura e Compras. Se acham que talvez fosse uma boa ideia também darem uma volta ao vosso armário, aqui estão as minhas “regras”… Espero segui-las com rigor nos próximos meses!

1 ) Limpeza

Este é o primeiro passo para um novo começo – ganhar control do meu armário através de uma mega operação de limpeza!! Todas as mudanças de estação, quando mudo da minha roupa de Verão para a de Inverno, tento fazer isto mas a grande maioria das vezes falho miseravelmente… Olho para um artigo e penso “quem sabe? Talvez ainda vista isto na ocasião x ou na festa y!” – e depois nunca uso, claro. De certeza que conhecem a sensação. Bem, isso vai acabar.

Aqui está o que vou fazer:

1) Tirar do armário tudo o que já não usar há mais de dois meses. Simples e eficaz, não há mais desculpas!

2) Tornar-me a melhor amiga da costureira ou retocar algumas coisas eu própria - peças que estejam descosidas ou simplesmente demasiado grandes não me fazem bem nenhum. Tenho imensos problemas com isto por ser tão miúda, muitas das coisas não me servem como deve ser saídas da loja. Enfim, há problemas piores!

3) Organizar o meu roupeiro é a melhor coisa que posso fazer! É mesmo importante para conseguirmos olhar bem para o que temos, para depois podermos passar ao segundo passo deste desafio. Eu gosto de organizar por tipo de peça e cor, mas mostro-vos o meu roupeiro mais tarde para poderem ver como deve ser!

Quando acabar esta etapa vou colocar muitas coisas à venda na loja do blog ao preço da chuva, estejam atentas!

2 ) Mistura

A segunda parte foca-se em tirar máxima vantagem das peças que tenho e adoro! Quer seja redescobrir uma peça perdida ou encontrar novas combinações para as minhas botas favoritas, quero tornar-me mais criativa com a minha roupa.

Para que esta fase resulte, sugiro que escolham um estilo e recolham inspiração. No meu caso, sempre admirei a simplicidade e conjuntos elegantes das mulheres Francesas e Italianas... E é por aí que me vou guiar. Quero criar uma pasta de inspiração no meu computador que  tenha conjuntos que eu usaria - melhor ainda se eu tiver peças semelhantes, porque assim dá sempre para recolher inspiração!

Quando for mesmo tempo de ficar pronta, aqui estão as regras que vou seguir... Estas são as que se aplicam a mim, mas claro que variam de pessoa para pessoa por isso não desistam e construam as vossas!

1) Não repetir as mesmas peças (seja ela um casaco, uma malha, etc) dois dias seguidos - tenho imensa tendência a fazer isto, em especial com casacos de Inverno e calçado, deixando todos os outros a ganhar pó durante semanas seguidas!

2) Usar mais padrões. Porque simples nunca deve ser simples demais.

3) Apostar nos detalhes. Sair sempre de casa com pelo menos duas peças de joalharia e um lenço ou um acessório para a cabeça (gorros, chapéus, etc).

3 ) Compras

Por último, mas não menos importante, as compras. Este é o último capítulo deste meu desafio e talvez seja o mais complicado dos três, na medida em que é mais constante no tempo que os pontos anteriores. Há sempre coisas novas a sair nas lojas, a cada semana somos sobrecarregados com camisolas e sapatos e maquilhagem que gostávamos de ter... Mas o meu objectivo é resistir a estes impulsos! Comprar menos e melhor! Afinal de contas, já estou na década dos vinte e quero começar a construir um guarda-roupa adulto, com peças de qualidade que sei que vou usar por muitos anos! 

Quais são os meus três guias, então?

1) Fazer listas. As listas são uma grande ajuda ... Sou uma pessoa controladora, gosto sempre de ter tudo planeado ao milímetro e não há muito tempo descobri que as listas são uma óptima maneira de o fazer. Já criei três com as dez peças base para meu armário - uma para roupa, uma para sapatos e outra para acessórios. Nos próximos artigos partilho-as convosco!

2) Não comprar artigos que sei que não uso só porque "são tão giros". Todos temos aquelas peças que usamos até à exaustão e outras que ficam no nosso armário a ganhar pó... Para mim, estes últimos são os vestidos e as saias. Eu acho lindo, adoro ver noutras pessoas e depois compro para mim e nunca visto - sou definitivamente uma rapariga de calças. Daí que mais vale assumir à partida que não uso, portanto não vou comprar mais.

3) Estabelecer a "Política das Cinco Peças" para cada estação. Ou seja, posso comprar cinco peças "tendência" cada estação.... Básicos não contam, bem como acessórios ou maquilhagem - a menos que a peça que estou a comprar seja estupidamente cara, nesse caso deve estar incluída. Vou começar por pesquisar sobre as tendências para a próxima estação quente para que possa escolher as minhas peças favoritas de antemão. Tenho certeza de a partir do momento em que sei que só posso comprar cinco vou ser muito mais contida!


Espero que tenha gostado de ler sobre este desafio ... Digam-me, querem segui-lo de perto ou nem por isso? Estou a pensar em fazer artigos sobre este assunto no blog de ​​vez em quando! Fico à espera da vossa opinião!

----------------------------------------------------

FOLLOW ME

      

22 comments:

  1. Parece um belo desafio :) Eu não tenho limpeza que fazer... tenho muito pouca roupa. Tenho mesmo é que comprar mais mas forçar-me a variar no que adquiro. Senão é só jeans e peças azuis.

    xx
    troughthelace.blogspot.pt

    ReplyDelete
  2. Podias adicionar mais um pequeno pormenor: aquelas peças que sabes que não usas (como as saias e os vestidos), mas são giros, podes vender aqui no blog ou criar passatempos nos quais estas peças seriam os prémios. É só uma ideia, acho que seria giro :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim Maria, o que não usar vou vender aqui (ou dar as coisas que já não estiverem em condições de venda).. Beijinho!

      Delete
  3. I so know what you mean, this is basically me. Mas vou seguir os teus conselhos, pois preciso imenso! Great tips Mariana!

    Muny’sFashionFanatique | FASHION & STYLE BLOG

    ReplyDelete
  4. Um dia ainda me encho de coragem e tenho cumprir este desafio... hoje não é o dia! eheh Mas está aqui uma excelente sugestão! :-)
    xx

    http://ruteritamaia.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. It looks like I'm reading my own story! Also 20 years old but waaaay too many stuff! (Well, my mum says this ;) )
    Since it is so related to myself, I would love to get updates from your challenge!
    & for your online sale : please ship international? (If you ship to Belgium it is okay with me haha)
    Lots of luck! xx Lyn
    www.blondebutterflies.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hi Lyn! Sure I can ship internationally.. Just wait for the shop to be updated!

      Delete
  6. não tenho muito esse problema, por acaso. com a azáfama do dia-a-dia o armário vai ficando mais desarrumado, com a pressa e isso tudo. como não gosto de o ver assim, quando as coisas acalmam costumo fazer uma arrumação, e aquilo que não uso vai gradualmente desaparecendo :)
    pergunta: mesmo com a política das cinco peças, de certeza que vais continuar a receber roupa das marcas que te patrocinam. como é que vais evitar voltar a acumular roupa? aí sim está o desafio! :p

    blog - the camera geek

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Carolina! A ideia é aplicar as regras de compras mesmo aos patrocínios, ou seja, encomendar coisas que use de facto para não acumular peças inúteis.. De resto, vou continuar a vender! Beijinho!

      Delete
  7. Fiquei super curiosa, quero seguir tudinho! :p
    Vou tentar guiar-me um pouco pelo que disseste, ajuda imenso! :)

    Beijinho,
    Liliana Santos

    http://fashionavenuebylilianasantos.blogspot.pt

    ReplyDelete
  8. Alô! Também tenho de aderir a esse desafio pois o meu armário já pede uma limpeza extrema, tenho mais roupa que não uso do que a que uso. O que é mau lol. Boa sorte!
    Estou-te a seguir :)
    Beijinhos

    upgradingjo.blogspot.pt

    ReplyDelete
  9. É um bom plano, boa sorte!!
    A mim o que me custa é livrar-me daquelas peças que não uso há muito. E se um dia volto a gostar? E se volta a ser moda? E se...?

    www.prontaevestida.com

    ReplyDelete
  10. Gostei da política das cinco peças tendência da estação :D

    Ritissima Blog

    ReplyDelete
  11. puff acho que tenho de fazer o mesmo e seguir aqui os teus ponto ahaha :b
    beijinhooos*
    Beauty Dream

    ReplyDelete
  12. Que post muito, muito bom Mariana! Deu mesmo prazer ler, muito bem escrito e estruturado. Gostei especialmente da regra das cinco peças, com um número pré-estabelecido torna-se mais fácil sermos disciplinadas.

    <3
    http://zazzish.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  13. muito importante! acho que dois meses é pouco, guio-me mais pela permissa de ter usado ou não na ultima estação.de resto,tb concordo com a compra de 5 peças!

    ReplyDelete
  14. Cláudia Mota Silva5 February 2014 at 21:12

    Olá!
    Sigo o teu blog há algum tempo... Não só porque achei curioso estares a estudar medicina (visto que o meu irmão está a tirar o mesmo curso) e depois porque gosto do teu estilo. Simples e confortável, mas ousado quando usas um saltos altos ou uma peça mais vistosa.
    Parece-me que este desafio vai ser muito interessante! Eu vou querer segui-lo de perto. Nos últimos meses tenho vendido algumas peças em 2ª mão, através de um facebook que criei para o efeito mas principalmente pelo OLX pois é um site mais abrangente e ao qual as pessoas recorrem mais; o facebook é muito restrito e uso-o principalmente para adquirir peças. Tenho a dizer que estou fascinada como este novo mundo - o das vendas em 2ª mão - pois encontram-se coisas boas a preços baixos! Até já tinha pensado em sugerir-te que organizasses um evento para as tuas leitoras no qual nós pudéssemos vender as nossas peças. Que me dizes? Acho que seria interessante! Seria uma forma de conjugares a tua paixão pela moda e poderias conviver com quem te segue mais de perto! Eu tenho imensa roupa, pois dão-me muita (primas, tias, amigas...) e também vou adquirindo algumas peças. Gostava de renovar o meu guarda-roupa pois tenho muitas coisas boas mas que não uso por não se identificarem com o meu estilo.
    Fica aqui a minha sugestão!
    Um beijinho

    Cláudia Mota Silva

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pelas palavras Cláudia... Pode ser que um dia se consiga organizar de facto esse evento, seria tão bom conhecer-vos a todas! Um beijinho.

      Delete
  15. Vou ter de fazer uma limpeza urgentemente. São poucas as peças de roupa que estou a usar, o que quer dizer que devem haver por aí algumas perdidas que não me lembro.
    As roupas grandes/largas também são um problema para mim... às vezes questiono-me é se valerá a pena gastar o dinheiro do arranjo. :/

    É já amanhã que vou meter em prática o ponto um do teu plano. ;)

    Boa sorte! :D

    ReplyDelete
  16. Eu sou exactamente a mesma coisa, mas o meu problema é que regra geral para o trabalho tenho que usar sempre roupa smart casual (jeans não incluídos!) e acabo por ter imensa roupa que uso pouco (sendo que só uso as minhas roupas "normais" ao fim de semana. E também tenho uma colecção enorme de sapatos de salto alto e vestidos que raramente vêem a luz do dia, apesar de os adorar.

    Recentemente tive que mudar-me para um país diferente em trabalho durante 3 meses e viajei com a Ryanair, ou seja, só tive direito a trazer 30kg mesmo com mala extra. Disse logo a mim mesma que não ia levar nada desnecessário e não é que acabei por trazer apenas pouco mais de 20kg? Claro que vim com a ideia de fazer algumas compras cá, claro, mas até agora ainda não senti que toda a roupa que deixei para trás me tivesse feito alguma diferença e penso 2 vezes antes de comprar o que quer que seja :)

    ReplyDelete
  17. Adorei o desafio, quando terminar os estudos e voltar para a minha casa, farei isso de certeza absoluta.
    Beijinhos*
    Treze Mundos
    My Photography

    ReplyDelete